Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
História
História
Em 5 de fevereiro de 1948, Dom João da Mata Andrade e Amaral, então Bispo Diocesano de Manaus, assinava o decreto de criação da Paróquia de São José Operário desmembrando-a da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. A nova Paróquia atenderia a comunidade do território da praça 14 e adjacências e ficaria sob os cuidados dos Salesianos de Dom Bosco. No dia 06 de junho, celebrou-se a Eucaristia e deu-se formalmente a instalação da nova paróquia, tendo como seu primeiro pároco o P. Estevão Domitrovitsch.

A Construção da sede paroquial, iniciada em 4 de junho 1949, com a bênção da pedra fundamental por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, que sucedeu Dom João, foi seguida por anos de muito trabalho que envolveu leigos da comunidade e autoridades públicas.

No decorrer de décadas, a então comunidade acolheu jovens e promoveu diversos trabalhos de evangelização aos mais pobres e necessitados, dentre estas iniciativas pastorais destacam-se a criação da Novena de São José, em 1999, pelo Padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, que assumiu como Pároco; padre novo e motivado pelo momento que ressoava um forte apelo do Jubileu do Milênio do ano 2000, feito pelo Papa São João Paulo II, que convidava aos católicos a viver um renovado ardor missionário em toda igreja. Então, nesse contexto, a novena da bênção de São José desejava reavivar a fé batismal dos fiéis, numa realidade urbana, onde muitas vezes o tempo é exíguo. Com isso, começou-se a celebrar a novena no dia 19 de cada mês, ao meio-dia, porque se faria a memória mensal de São José (19 de março) e se aproveitaria o horário do intervalo de muitos trabalhadores, favorecendo a participação dos fiéis. 

À medida que os devotos iam testemunhando a sua experiência com a oração, a adoração, a escuta da Palavra de Deus e os relatos de graças alcançadas, a Igreja ia ficando pequena para acolhê-los, sendo necessária a criação de novos horários (seis e nove da manhã, quatro da tarde e sete da noite) devido a expressividade de fiéis, passando também a ser celebrada na área externa pelo grande número dos devotos. 

Em abril de 2015, celebrou-se o decreto da criação do Santuário de São José Operário. A celebração tornou-se um momento muito forte de congregar e reafirmar a fé católica do povo, conquistando espaços nos meios de comunicação. O Santuário São José se esforça em abraçar e acolher a todos, anunciando a mensagem da salvação e fazendo com que as pessoas se voltem à vida da graça pelos sacramentos da Reconciliação e Eucaristia.

A devoção à figura de São José ajudou imensamente a celebrar o querigma, pois vem sedimentada em profundas raízes bíblicas: “Homem justo e fiel” (Mt 1,19). A cada dia 19 São José nos mostra um único caminho a seguir: amar de todo coração a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Logo, se registraram testemunhos de graças e milagres alcançados de Jesus, por intercessão de seu pai adotivo, por isso grandes caravanas se organizam e deslocam todo mês ao Santuário, bem como uma gama de fiéis que já têm a sua preferência nos horário das novenas. Atualmente, o Santuário não só evangeliza como também desenvolve vários serviços comunitários: educação solidária, atendimento psicológico, grupos de autoajuda, esportes, educação ambiental, economia solidária e atendimento às comunidades ribeirinhas.

 
 
Perguntas Frequentes
  • O que é o caminho vocacional?

    É um momento de discernimento da vocação, em que devemos silenciar o nosso coração para ouvir a voz de Deus e estarmos atentos aquilo que Ele nos diz. É um momento de profunda intimidade com Deus. É ter a coragem de renunciar a si mesmo e as próprias vontades para viver em prol de uma comunidade ou na missão que Deus lhe chama.

    Em Bethânia somos chamados a acolher o outro como o próprio Cristo. Amar, cuidar, zelar sendo firme quando preciso, mas, acima de tudo, respeitando a fragilidade e a limitação do outro.

    O discernimento é um caminho para que a sua vocação seja revelada, o que não quer dizer que, ao fim, você precisará entrar na Comunidade Bethânia. Se ao fim do processo houver o discernimento que o chamado é para outra instituição, será mais uma prova de que estamos no caminho certo, pois é Deus quem revela a vocação particular de cada um.

     
  • Como funciona o processo vocacional?

    O processo vocacional é um tempo para viver a experiência de ser filho na Comunidade Bethânia. Assim, também podemos ser restaurados como Marta, Maria e Lázaro, que são nossos pilares.

     
  • Como é a experiência?

    Depois do caminho vocacional, o candidato passa pela experiência do Aspirantado e do Discipulado, que são etapas formativas dentro do regimento interno da Comunidade e do livro Viver Bethânia.

    Após esse processo, temos a Consagração, momento em que são feitos os votos de vida ou aliança para ser um consagrado dentro da Comunidade.

     
  • Por quanto tempo é feito o caminho vocacional?

    O tempo de duração do caminho vocacional varia de cada pessoa, pois, na primeira etapa do processo, depende muito do interesse do candidato.

     
  • Quero fazer um caminho vocacional em Bethânia. Como proceder?

    Toda pessoa que se candidata a ingressar na Comunidade Bethânia passa por um tempo de experiência e discernimento. Após os primeiros contatos de apresentação do candidato, é avaliado se possui sinais positivos de vocação à Comunidade Bethânia. Então, o candidato será convidado a expressar por escrito o pedido para iniciar a experiência e ser acompanhado.

    Se você tem um desejo de mergulhar e se aprofundar num maior discernimento vocacional, seja ele em Bethânia, entre em contato com a equipe vocacional pelo e-mail: vocacional@bethania.com.br

    Então, o candidato será convidado a expressar por escrito o pedido para iniciar a experiência e ser acompanhado.

    Se você tem um desejo de mergulhar e se aprofundar num maior discernimento vocacional, seja ele em Bethânia, entre em contato com a equipe vocacional pelo e-mail: vocacional@bethania.com.br

     
  •  
 
 
   

(92) 9 8859-4464