Nomeação do Pároco-Reitor do Santuário Arquidiocesano São José Operário, Manaus, para 2024

09.01.2024 - 18:54:36 | 3 minutos de leitura

Autor - Andrew Ericles

Com grande alegria, a comunidade do Santuário Arquidiocesano São José Operário, em Manaus, recebe a notícia da nomeação do Pe. Francisco Alves de Lima, sdb, como o novo Pároco-Reitor para o ano de 2024, conforme determinação da Inspetoria São Domingos Sávio (ISDS).

Nascido em Iguatu/CE, em 08 de outubro de 1966, o Pe. Francisco traz consigo uma vasta experiência e um profundo comprometimento com a obra salesiana. Concluiu seu segundo grau no aspirantado “João Paulo II”/Colégio Dom Bosco em Manaus/AM.

O Pe. Francisco iniciou sua experiência com a obra salesiana na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Manaus, e desde então, sua jornada tem sido marcada por uma busca incessante pelo conhecimento e pela formação espiritual.  Realizou o noviciado em Candeias do Jamari/RO, em 1989, e as Profissões Religiosas em Porto Velho/RO, em 1990, e sua Profissão Perpétua em Colle Dom Bosco, Turim, Itália, em 1996.

Durante sua trajetória acadêmica, Pe. Francisco Lima estudou filosofia em Manaus, entre 1988 a 1991, bem como teve uma experiência acadêmica em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), onde estudou Teologia, entre os anos de 1994 a 1997. Possui mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), também em Roma.

Sua ordenação como diácono ocorreu em Roma, Itália, em 1997, e posteriormente como sacerdote em Manaus, no respectivo ano, sendo marcos fundamentais em sua jornada vocacional.

Ao longo dos anos, Pe. Francisco assumiu diversas responsabilidades, desde ser ecônomo do Colégio Nossa Senhora do Carmo em Belém/PA, até ocupar cargos de direção em várias instituições salesianas, destacando-se: Diretor em Ananindeua de 2002 a 2003, Diretor do Colégio Dom Bosco/Manaus nos anos de 2005-2006, Vice-Inspetor e diretor da Centro Salesiano de Formação/Pós-noviciado (CESAF) em Manaus em 2007 e novamente diretor do Colégio Dom Bosco/Manaus de 2008-2009, Vice Inspetor (2004-2012) e  Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio (2012-2017).

Em 2021, Pe. Francisco Alves de Lima foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, posteriormente elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano.

A comunidade paroquial se une em oração, acolhe com entusiasmo e esperança o Pe. Francisco Alves de Lima, confiantes de que sua liderança será essencial para guiar os paroquianos e devotos de São José  na prática do Evangelho de Jesus Cristo, espiritualidade e solidariedade.

Que sua gestão seja abençoada e que o Santuário, por meio da intercessão de São José, continue sendo um espaço de acolhimento, fé e crescimento espiritual para todos.

Fonte Comunicação Inspetoria São Domingos Sávio
Outros conteúdos de Andrew